Anjos, ornamentos e ORATÓRIO
Benedito Santeiro MG
____________________
Policromia - arquiteta Ana Rocha
- 10 de março 2016
Perplexidade estética. Olhar caleidoscópico, na busca de captar cada detalhe, cores e traços, bordados em esgrafitos e rendilhados. A policromia barroca faz da imagem, um cedro de entalhes soberbos, uma peça cada vez mais luminosa e harmônica.
Esta é a sensação que causa à primeira vista a policromia da imagem do Arcanjo Gabriel, esculpido por Benedito Santeiro, Benedito Eduardo de Carvalho, de Nazareno - MG.
As asas são como intensas borbulhas douradas. Ascendem e realçam cada detalhe entalhado no cedro.
O panejamento esvoaçante tem nova leveza e suavidade. inflada pelas nuances de cores e desenhos, os mais belos.
Tudo se conjuga para formar uma arte que espanta, encanta e causa reflexão.
Escultura finalizada em 23 de março 2012
Arcanjo Gabriel
Peça em cedro vermelho, estilo barroco mineiro. Corpo: comprimento 35cm x 16cm altura e 12cm de profundidade; com Asas 28cm altura – finalizada em 23 março de 2012.
Existe uma peça irmã, uma imagem semelhante, em madeira, mogno, comprimento 1, 0m (ponta da asa ao pé), corpo - 80cm - esculpida em 2010. Está no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Nazareno - Minas Gerais, encomendada pelo antigo pároco Padre Cassimiro.
A imagem apresenta-se em pleno voo, asas abertas ao vento como que pairando ao ritmo do frescor de uma brisa matinal. Esculpida no mais puro estilo barroco mineiro pelo formão inspirado do escultor barroco contemporâneo Benedito Eduardo de Carvalho, que relembra a arte do Aleijadinho das Minas Gerais do Século XVIII, com a ajuda de seu discípulo de ofício Fernando Altieres.
Tem na mão esquerda a flor da paz com um longo ramo, miniatura perfeita da natureza, e na direita uma coroa fechada, destinada a Virgem Maria, primorosa mesmo sendo pequena, 2cm de diâmetro na borda e 3cm no arredondado das quatro hastes. O Arcanjo tem a aparência de um jovem adolescente com cabelos cinzelados fio a fio numa vasta cabeleira ondulada caindo em mechas. Suas feições são suaves e firmes, suscitando a nobreza de sua missão de anunciar o verbo encarnado em Maria.
Sobre seu corpo desliza uma túnica de tecido suave e diáfano, cuja transparência se acentua quando cobre o joelho esquerdo flexionado. Sugere ser um linho do mais puro fio, formando um drapeado de múltiplas dobras e ondulações desenhadas pela força do vento, que cria um pregueado em finas camadas de suave elegância. Os movimentos do panejamento se espalham também para trás da peça e em grandes volumes até a beirada da túnica, numa infinita sequência criando quase um redemoinho de panos em contornos na forma de volutas- ornato espiralado. O panejamento esvoaçante a farfalhar sobre o corpo juvenil do arauto deixa à mostra vigorosos braços nus, parte do tórax e do ombro direito deixando transparecer a musculatura natural, além da perna direita bem forte e delineada que se exibe do joelho aos pés e no extremo da peça desponta o pé esquerdo. Destaca-se dos pés a beleza do aspecto rechonchudo com as unhas muito bem desenhadas.
O ápice desta obra prima se enleva, encanta e arrebata nas Asas feitas pena por pena, uma a uma, esculpidas detalhe por detalhe. As Asas têm ombros, uma densidade muscular coberta de finas penas que nascem debruçadas umas sobre as outras em camadas e escorregam até as extremidades. Já maiores, uniformes na padronagem mas diferentes no tamanho, formam as pontas.
Texto - Israel Matos
Foto - Fernando Altieres
Detalhes
Imagem irmã 1,0 m - Nazareno MG
Detalhes da policromia da
Arquiteta Ana Rocha
São Miguel Arcanjo
2
Imagem de madeira, mogno,
altura 37cm, com peanha (base) de anjos querubins - 14 na frente e 10 atrás - altura 50cm - 17 jan 2016
No estandarte está escrito: QUIS UT DEUS (Quem como Deus)
Foto e participação nos trabalhos de escultura - Fernando Altieres
Localização - Rio de Janeiro - RJ
De repente, surge o São Miguel Arcanjo, dos mais bem esculpidos já vistos. Deslumbrante.
Um encanto de obra barroca, com detalhes que espantam de tão belos e tão pequenos. É a arte "que limpa da alma a poeira da vida "- já dizia Pablo Picasso.
A arte do Benedito Santeiro - Benedito Eduardo de Carvalho, com a participação de Fernando Altieres, deixa extasiado por se ver e não acreditar que existe, tal é o encantamento que transmite a peça.
Toda esta pomba de beleza em detalhes incríveis foi iluminada pela policromia barroca que ampliou em muito a arte primeira burilada pelo simples formão.
Detalhes
Querubins - par
1
Peças em mogno, com 25cm largura x 20 cm altura, cada - 2009.
Anjos meninos alados – Querubins em barroco exuberante. Cabelos encaracolados caindo em madeixas, rostos com bochechas ressaltadas, nariz e olhos bem delineados e bocas de bebê com lábios carnudos. As asas surgem de traços desenhados com uma excepcional sutileza de detalhes, esculpidas pena por pena, compondo com os cabelos e os demais elementos um barroco arrojado que desponta em movimento.
Texto de Israel Matos
Querubim
2
Peça em madeira, cedro,
largura 13cm x 10cm altura - 2011
Querubim
1
Peça em madeira, cedro,
largura 22cm x 25cm altura - 2007
Pedestal com Coroa de Espinhos
Peça em madeira, cedro, altura 11cm x 9cm largura – jan 2013.
Peça em meia circunferência, sendo reta por trás. Na parte frontal ostenta um medalhão estilo Dom João V
Detalhes
Coroa de Espinhos
Peça em madeira, cedro, na forma oval comprimento 11cm x 9cm largura– jan 2013
A escultura mostra somente espinhos, sem cipós entrelaçados, produzindo um denso aspecto barroco, mas ao mesmo tempo moderno.
Coroa forrada com veludo e sua almofada
novembro 2014
Coroa forrada com veludo
Peça em madeira, cedro, com 4,5cm de diâmetro na base x 13cm diâmetro na parte mais larga x 13cm de altura(16cm com a cruz )
Almofada para Coroa
Peça em cedro, com veios à mostra, quadrado 14cm x 14cm x
4,5 altura
A Coroa é uma peça à parte. Um ícono barroco por si só.
O ENCHIMENTO na parte interior IMITA o tecido de veludo púrpura, muito usado para enfeitar coroas. Sua estrutura interna é ocada, para diminuir o peso.
A coroa é composta por 4 hastes que ostentam, no meio, o símbolo do Divino Espírito Santo, uma pomba. Elas convergem para o centro ao encontro da cruz, no alto, formando o corpo da peça. Quatro hastes menores, tendo na ponta uma pequena cruz de Malta, despontam entre as grandes hastes.
A peça é toda adornada com arabescos e desenhos decorativos em alto relevo, criando um conjunto de extrema beleza de traços leves numa peça tão pequena. Este modelo de coroa é uma ideia de Fernando Altieres, escultor que participa dos trabalhos do Mestre Benedito.
Almofada para Coroa
Peça em cedro, com veios a mostra, quadrado 14cm x 14cm x 4,5 altura
- novembro 2014
A peça forma um conjunto com a Coroa que imita, em madeira, o enchimento de veludo vermelho. Tem no seu entorno um cordão torcido e pingentes nos quatro cantos, encimados por arabescos.
Policromia da arquiteta Ana Rocha
10 de março de 2016
arq.anarocha@gmail.com
As rosáceas pinceladas em vibrante vermelho e ouro transbordam a almofada e acolhem a coroa com seu ouro velho deslumbrante, que a torna o ostensório do Divino Espírito Santo em cada haste e ainda brilha na cor púrpura do veludo.
A policromoiia ilumina e ressalta em mil faces a suntuosa beleza da peça entalhada pelo Benedito Santeiro, de Nazareno - MG.
As artes se completam com infinita e intensa integração, se mesclam criando uma única e nova peça.
Arcanjos do Domo
do conjunto escultórico de
Nossa Senhora da Encarnação
A suavidade da policromia primorosa da
Arq. Ana Rocha deslumbra mais e mais a cada olhar extasiado.
"Revela" os detalhes das mil voltas e contornos do panejamento e das feições destas esculturas barrocas explêndidas, nascidas da madeira-cedro pelas mãos mágicas de Benedito Santeiro, de Nazareno - MG
Altura - 38cm x 20cm Largura ( asas) - 2005
Altura 50cm x 40cm Largura(asas) - 2016
B. E. C.
30.05.2016
Nazareno MG
Ana Rocha 2016
Detalhes - fotos da policromista Arq. Ana Rocha
Oratório Basílica - tipo bala
(um sonho desde 2007)
Idealização - Israel Matos
Escultor Benedito Santeiro - Benedito Eduardo de Carvalho Nazareno - MG
Peça em Cedro - 75cm altura x 25cm diâmetro - finalizada em 18 outubro 2019
Altar mor - Nossa Senhora de Nazaré de Nazareno MG
Laterais - Arcanjo e Santo Antonio
Policromista - Ana Claudia Querino - dezembro de 2023.
(16) 9.9999-5030 - Instagran - @anaclaudiaquerinoartesacra
A escultura barroca de Benedito Santeiro - Nazareno MG se ilumina com a policromia suave e harmônica de
Ana Claudia Querino, jorrando o fantástico encanto dos esgrafitos, pastiglios e mescla de cores.
A peça barroca no estilo Oratório Basílica - tipo bala, se veste de um aspecto solene e suntuoso, pelo pincel mágico da artista, em homenagem ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, de Nazareno MG.
É um lindo encantamento no olhar de quem se extasia com tamanha beleza.
Parte superior do altar-mor.(Detalhe do Coroamento do retábulo mor)
Ornamento da parte interior da abóbada
Coluna envolvida em folhas de parreira e na base um cacho de uvas
Oratório Basílica, tipo bala (cônico) -
inspirado em uma peça de cerâmica de Osmundo Teixeira, de Itabuna BA, acrescido de detalhes do altar-mor da Igreja de Monte Serrat, de Salvador BA e de alguns elementos da cúpula da Basílica de São Pedro do Vaticano. Com alguns outros detalhes esta peça é um sonho desde há muito tempo - 2007, e agora realizado pelas mãos mágicas de BENEDITO SANTEIRO, de Nazareno MG, (uma pequena cidade próxima a São João del Rei), uma obra prima finalizada em 18 de outubro de 2019.
O santeiro Benedito, exímio artista barroco, criou uma peça de madeira maciça, em cedro vermelho, com 75cm de altura e 25cm de diâmetro. No Oratório Basílica, tipo bala, o artista suplanta a realidade de um sonho, ultrapassa todas as expectativas e cria uma das mais belas peças barrocas atuais. A delicadeza dos detalhes e entalhes suplanta o inacreditável, a riqueza do estilo barroco transborda de dramaticidade em nosso olhar.
Na frente o Portal em duas bandas está trabalhado em alto relevo, desenhando uma Porta barroca-colonial, com suas seis almofadas, e em cima um “gradeado”. Este alto relevo frontal vem ladeada por dois arcanjos de expressões serenas e sorridentes.
Nas laterais temos duas sacadas ornadas com florais em alto relevo.
Acima do Portal se vê uma rosácea, a cúpula e a torre dos sinos da Basílica, encimada por uma Cruz de Malta. Em volta dela balaústres com seu parapeito de “mármore“, enfeitado com pinhas e imagens de Santo Antonio, lembrando, ligeiramente, a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Ao abrir o Portal a peça encanta mais ainda.
Surge no centro o Altar Mor e dois altares laterais.
No altar-mor reina magnânima a pequenina Nossa Senhora de Nazaré, com sua exuberância única, em farto panejamento, incomum em imagens desta devoção. Destacam-se infinitos detalhes do altar-mor, desde o querubim alado no topo aos detalhes infinitos que envolvem todo o altar, formando um conjunto harmônico de radiante beleza barroca.
Enfeitam também o Altar Mor um par de arcanjos em cima do cortinado, além de um par de minúsculos querubins ladeando Nossa Senhora de Nazaré e outro par de arcanjos ladeando o sacrário. Destaque para as colunas envolvidas em folhas de parreiras. E sobre a coluna um cacho de uvas.
Os detalhes do cortinado, do sacrário e das colunas são inspirados na Igreja de Monte Serrat” –Salvador BA.
Nos altares laterais temos um Arcanjo – Anjo da Guarda - , de um lado, e do outro Santo Antonio. Além dos arabescos dos altares, o Arcanjo se evidencia com seu panejamento farto e seu movimento corporal de contrição. O Santo Antonio vem com um panejamento discreto, mas único em seus entalhes. É enternecedor o gesto do Menino Jesus, de pé, acariciando o rosto do santo.
Por trás do Oratório foi incrustada uma bela rosácea, rodeada por uma moldura curvilínea, agregando mais um detalhe barroco, que embeleza a peça com um toque de plenitude na arte do entalhe.
Acima está encrustada uma rosácea menor compondo mais um detalhe final para a exuberância do estilo barroco.
Escultor - Benedito Santeiro
Benedito Eduardo de Carvalho
Nazareno - MG
(35) 99841-8507
e-mail - beneditosanteiro@hotmail.com